Fim de ano é uma tortura para quem sofre de ansiedade. Comprar lembrancinhas para todo mundo, deixar a casa um brinco para receber os convidados, ter pique para ir a todas as confraternizações da firma e da escola dos filhos… “Essas situações trazem desconforto para as pessoas de uma forma geral, mas especialmente para quem já é tenso por natureza. A rotina alterada e a falta de planejamento transformam situações simples em desafios para o controle da ansiedade”, afirma a psicóloga Cristiane Pertusi. Não é à toa que um estudo norte-americano mostrou que o nível de estresse aumenta 75% em dezembro. Saiba por que isso acontece e aprenda a não cair nessa armadilha!
9 dicas para não pirar com as loucuras dessa época
1. Faça o bem
Esta época do ano é ótima para colocar em prática alguma ação de solidariedade, como entregar presentes de Natal em comunidades carentes. Fazer o bem aumenta nossa satisfação pessoal e autoestima e alivia a ansiedade.
2. Planeje, mas sem excessos
É possível (e muito útil) programar as compras de Natal e tarefas típicas de fim de ano com antecedência, mas lembre-se de que existem outras coisas acontecendo. Faça uma lista de prioridades, seja realista e admita que alguns planos podem furar. “Pessoas muito ansiosas têm dificuldade de se concentrar no presente, estão sempre preocupadas com o futuro. É preciso se conscientizar disso e relaxar, aproveitar melhor o momento”, ensina Cristina.
3. Pegue leve com os erros
Não seja tão negativa no balanço do ano que passou. Obviamente muita coisa que havia planejado deu errado, mas seguramente outras tantas que você nem tinha imaginado aconteceram. “Se alguns sonhos não se realizaram, reflita em que poderia ter agido de outra forma”, sugere a coaching Madalena Feliciano, diretora executiva da IP Coaching Careers. Pense no que dá para ser diferente em 2015.
4. Controle os gastos
Cuidado com os excessos nas compras. Quer presentear todo mundo? Então, vá de lembrancinhas! Se a festa será na sua casa, não há mal algum em pedir aos convidados que levem bebidas ou alguma sobremesa. Afinal de contas, dá uma ansiedade danada entrar o ano já com as contas no vermelho!
Fonte: MdeMulher