Como saber se o dentinho do bebê está chegando

O nascimento dos primeiros dentinhos pode deixar a criança chata e irritada por causa do desconforto que a erupção dos dentes ocasiona, deixando mães e pais preocupados, sem saber o que fazer para acalmar o bebê.

Os primeiros sinais de que os dentes estão chegando são coceira na gengiva pela pressão dos dentes, gengiva mais abaulada e esbranquiçada e aumento da salivação por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva. Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado.

O bebê pode apresentar sintomas como irritação, estado febril e desconforto em geral. Podem ocorrer fezes mais líquidas e outros, porém a febre ou infecções pulmonares não estão relacionadas com o nascimento dos dentinhos de seu filho, podendo aparecer por coincidência na mesma época.

O bebê leva a mão e tudo o que pega à boca, principalmente para aliviar a coceira das gengivas. As impurezas são transportadas do ambiente para o organismo do bebê podendo ocasionar estados febris, vômitos e diarréias, sintomas sempre relacionados com o aparecimento dos primeiros dentes.
Para aliviar o desconforto, ofereça ao bebê mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.

Algumas crianças já nascem com o dente de leite(dentição decídua), chamados natais ou neonatais. As mães não devem ficar apavoradas com isso, devendo procurar um odontopediatra para melhor orientá-las. Normalmente, estes dentes são os incisivos inferiores. O dente pode ser deixado caso não estiver causando qualquer dificuldade à criança. Essa dentição precoce, entretanto, pode machucar a língua do bebê e o seio da mamãe durante o aleitamento materno.
Para que isso não aconteça, o odontopediatra fará um polimento dos dentes.
Mas se o dente estiver muito mole com perigo da criança aspirá-lo, o odontopediatra então fará uma cirurgia simples para extraí-lo. Os pais podem ficar despreocupados que outro dente nascerá no lugar do dente extraído.

Por volta dos 6 meses de idade podem surgir os primeiros dentinhos que são os incisivos centrais inferiores, depois em ordem crescente:
Os incisivos centrais superiores;
Os incisivos laterais inferiores(por volta dos 11 meses de idade);
Os incisivos laterais superiores(por volta de 1 ano e 2 meses de idade).
Seguem-se os primeiros molares decíduos, os caninos e os segundos molares decíduos.

Aos 3 anos, seu filho terá todos os dentes de leite (dentição decídua completa). Ao todo, são 10 dentes na arcada de cima e 10 na arcada de baixo.Os pais não devem ficar preocupados se no primeiro aniversário do seu filho ele ainda não tiver nenhum dente. É normal um atraso de até 8 meses.
Importante: Assim que nascer o primeiro dente do seu filho é preciso sempre higienizá-lo!!!

Mesmo antes de nascerem os 1os dentinhos, por volta do 6o mês de vida, recomenda-se a higienização de bochechas, linguas e gengiva com uma gaze ou fralda umedecida para que o bebê já vá se acostumando com o hábito e com a intervenção na boca. Isso pode ser feito 1x ao dia , por exemplo após o banho.

Com o surgimento dos primeiros dentinhos pode-se usar escova de dente infantil com cerdas macias somente molhada em água fervida ou filtrada , 2x ao dia. O uso da dedeira de silicone também é uma alternativa para essa fase, embora sua ação maior seja massagear as gengivas diminuindo o desconforto causado pela erupção dos dentes.

Fonte: Pediatria em foco

O que nossos dentistas falam

Drª Úrsula

“Acidentes que envolvam a boca (choques, batidas…) em crianças em fase de troca dental especialmente, necessitam do acompanhamento de um dent...

Drª Sharon

“Radiografias e Exames Complementares são importantes para um bom diagnóstico e um plano de tratamento eficaz. Não deixe de fazê-los quando soli...

Drª Sabrina

“Aparelho Ortodôntico não “dá” cárie. Escove seus dentes após as refeições e use fio dental todos os dias, o resultado será uma boca sau...

Drª Luciana

“Escova + Fio Dental são os melhores parceiros da saúde da boca. Não se iluda, não existe um produto milagroso quando se trata de higiene oral....

Dr. Bruno

“Dentes que sofreram trauma ou tratamento de canal muitas vezes se tornam escurecidos, mas podem ter seu aspecto melhorado ao receberem o tratamento...

Drª Ana

“Próteses dentais foram criadas para substituir dentes perdidos. Atualmente são estéticas e de excelente qualidade material, mas não são dentes...

Drª. Juliana

“Sangramento gengival e mobilidade dental são sinais de problemas periodontais que, se não tratados podem levar à perda de dentes e em alguns cas...